#Contato

Feira de ciências

sábado, 27 de dezembro de 2008

O Futuro


Quem pode prever o futuro? Quem viveria o presente sem se preocupar com o ele? quem ama tanto o presente que não almeja ir para o futuro?

"O Futuro" esse tema e muito desafiador, as três perguntas a cima nos dá uma previa de como o homem se depara com ele.

Quero convidar o leitor para navegar comigo na imaginação de um mundo onde todas as jogadas do futuro tivesse uma única probabilidade de ocorrência. Para uma analise rápida você deve esta respondendo dentro de si - Isso seria ótimo, desse jeito eu poderia jogar na "mega sena" e ser milionário, - Isso realmente é maravilhoso, mais, previsível. se você pudesse prever quais os números cairiam na "mega sena" esse jogo nunca existiria, pois ele é desenvolvido para que suas chances de ganha seja a minima possível.

A vida pode ser encarada como um jogo, depende de que jogo estamos falando, imagine agora se você fuma. Quais as chances de contrair um problema pulmonar? Se você comer muito quais as chances de ter uma indigestão? Se você pratica sexo sem compromisso, qual a chance de contrair um DST( doença sexualmente transmissível)? Quando fiz a primeira pergunta queria levá-lo ao senso comum de que existem pessoas que podem prever o futuro, bom se você acredita nos "iluminados" o problema é seu, no entanto a partir de agora vou demonstrar a você um outro lado dessa idéia, certo é que, parte de nosso futuro, podemos prever, ou seja, como acabo de relata ele não é tão inserto assim como muitos pregando por ai. E evidente que existem coisas além de nosso domínio, entre eles estão os fenômenos naturais. Mais até esse já podem ser previstos, quer um exemplo? Se jogo lixo no rio é lógico que um dia esse rio vai ficar poluído em consequência havéra muitos tipos de doenças, enchentes e etc... Então você pode argumentar. - Mais isso não é prever meu futuro, seu futuro depende muito mais de você do que podes imaginar. Ele pode ser construindo em seu subconsciente moldado até ser concretizado . Esse é um ponto que nos diferencia dos animais. O poder de planejarmos o nosso futuro.

Então chegamos à segunda pergunta. Quem viveria o presente sem se preocupar com o Futuro? Como já disse o futuro pode ser previsto, então tudo aquilo que faço no presente terá reflexo no futuro pode ser em curto prazo ou a longo, o certo é que não posso viver indiferente ao presente achando que não importa o que faço neste presente. É intrigante observarmos que cada a dia surge muitas teorias e ideologias tentando divulgar essa idéia, de que , o importante é viver intensamente o presente.

Em parte eu concordo com essa teoria, explico a você o porquê, eu não posso estar preso ao futuro se ele ainda não aconteceu e nem tão pouco a passado porque ele é apenas lembrança.

Se eu viver o tempo inteiro para o futuro, esquecer-me-ei de coisas realmente importante e não aproveitarei das coisas boas do meu presente, pessoas assim podem chegar ao futuro tão almejado, mais ela corre um serio risco de transforma-se em uma pessoa frustrada, ou seja, terá realmente valido apena ter um futuro brilhante se você é solitário, sem amigos, sem bons momentos nem uma carta de lembrança sequer?...

Se porventura decidir cultuar o passado: e passa o tempo todo pensando como seria bom se meu futuro ou até mesmo meu presente fosse igual ao passado. Isso é desprezar as oportunidades ao meu redor, é como se minha vida não tivesse mais sentido e a única coisa que me mantém vivo são minhas lembranças... Com certeza essa pessoa é amargurada e não viverá muito para continuar contando o seu passado.

Em que discordo dessa teoria. Discordo na parte em que ocorre os descompromisso com a ordem, com as leis, com o próximo... Pois alguns confundem viver intensamente no sentido de esquecer-se dos seus deveres, que todo mundo tem seus direitos, e eles devem ser respeitados. O que você faz com sua vida poderá influenciar a minha vida ou não, mais atrapalhar nunca.

Então chegamos a nossa terceira pergunta: Pode alguém amar tanto o presente que não ameija o futuro?

Realmente existem pessoas que amam tanto o seu presente e odiariam que o futuro chega-se, mais ele é inevitável. se ele é inevitável devo sim me prepara da melhor maneira possível para poder recebê-lo. Quando não quero que o amanhã chegue é porque tenho medo desse tal de futuro inserto e desconhecido. Mais o medo provoca duas reações distintas que são determinantes para o nosso futuro à primeira delas é a paralisia que nos leva a inércia, dá ai vem o fato de muitos se esconderem ou se acomodarem. A segunda é a reação espontânea que se torna como um escape. Tão rápido que nem sempre sabemos bem como ocorreu e no final acabamos fazendo coisa que não gostaríamos de fazer. Ambas não são as melhores atitudes. Todas elas estão voltadas para o instinto, aquilo que comentei no início, esse ponto é o que nos diferencia dos animais o poder de planejarmos o futuro.

Pare é pense! Quantas coisas já aconteceram durante toda a sua vida até hoje? Essas coisas juntas são o que você é, serviram para moldar seu caráter sua personalidade seu corpo suas emoções, sendo elas boas ou ruins todas sem exceção contribuíram para a sua vida e sempre apontaram para o futuro. Por mais que eu não saiba o futuro não é por isso que devo ter medo dele, devemos tomar escolhas certas para que o futuro possa ser o mais previsível possível, de maneira positiva é claro... Faça de seu presente um laboratório para o futuro com tentativas de erros e acertos, lembre a vida pode ser encarada como um jogo. Portanto você terá muito mais erros do que acertos o importante é não deixar com que os erros venha tirar o brilho do seu futuro.
...Gonçalves...

Um comentário:

  1. Cultuar o passado? Autores dizem que nunca saimos do passado.Acredito que lembrar o passado é evitar que males se repitam e repensar o não foi realizado e por qual motivo não foi realizado.Tentar viver o passado da mesma maneira que um dia ele deve ter acontecido é bobagem afinal tudo muda e dependendo da mudança para melhor, lógico.Almejar um futuro de cabeça erguida, tendo no coração e na mente a certeza das possibilidades que ele nos oferece é tão acertado quanto positivo. Concordo quando falas em lembranças, boas , ruim ,péssimas. Acredito que servem para construi não somente uma personalidade, mas um carater, ombridade, respeito, servem para transformação, mas como exprerimentar no "laboratório do presente" se se ter medo de "experimentar"ou"rexperimentar". Novos componentes provavelmente foram adicionados na formula anterior, os que faltavam,certamente, ou a formula não estava 100% correta precisando ser revista, analisada com calma e é nesse momento que o passado entra em ação. O que faltou? Mexi muito? Pouco?este componente não servi para esta fórmula...
    Quanto atrapalhar a sua vida, quem atrapalha nossa vida somos nós mesmos.Uma pessoa muito querida escreveu uma fez "a vida é simples, quem a complica é o homem". O interessante é imaginar que sem a HYSTORIA, errôneamente dita como a ciência do passado, Einstein não teria suas experinecias e descobertas faladas pelo mundo e influenciando sempre, influenciando o Futuro e a História, a ciência em construção, como diria Marc Bloch...SARA

    ResponderExcluir