Ciências e Religião
Como dois pensamentos podem divergir tanto em lados opostos? Por acaso a ciência não é o exercício do pensamento? E a religião sendo um pensamento não se torna ciência? E evidente que uma foi gerada da outra ou quem sabe as duas surgiram juntas, e nem perceberam quando foram separados, tantos pontos em comum, enquanto uma discute a outra confirma, enquanto a ciência procura provas à religião se afirma na fé, naquilo que não se pode provar mais crer e sentir.
Se um dia elas tiveram a mesma origem poderemos encontrar semelhanças entre elas? Será que isso realmente é possível? Esse é um ponto de partida para uma investigação muito mais profunda, podemos dividi-la da seguinte maneira, para que nossa compreensão torne-se linear e crescente.
. O homem sua formação e criação.
. Formação do planeta Terra.
. Formação do Universo.
A Formação do homem é sem duvida um dos pontos mais discutidos e mais curiosos, pois o homem sempre tem a curiosidade de saber quem ele é como ele foi formado e de onde ele veio. Para a religião cristã tudo e muito fácil de ser explicado, o homem foi formado por Deus do pó da terra, (Gn 2.7v.), Não ouve evolução ou testes, mas sim um projeto bem elaborado e executado com perfeição. Ele veio de Adão, o primeiro homem criado por Deus a sua imagem e semelhança.
Para a ciência o homem é resultado de evolução, ocorrida por etapas até chegarmos a nossa espécie. Os primatas assim como chipanzés, gorilas, orangotangos e seres humanos todos descenderam de um ancestral comum,que deve ter vivido há cerca de 5 a 10 milhões de anos. Na classificação proposta me 1968 por Theocius Dobzhanshi, e largamente aceita no mundo cienteifico moderno a família dos hominídeos compreende basicamente dois gêneros: Australopithecus e Homo.
Os Australopithecos (termo que significa “macaco do Sul”) viveram há cerca de 3 a 4 milhões de anos, na África.
O gênero Homo, por sua vez, também compreendeu varias espécies. Entre elas: Homo habilis (homem hábil): teriam sido os primeiros a manipular instrumentos de pedra e a praticar a caça em grupo; Homo erectus (homem ereto): Muito provavelmente foram os primeiros a dominar o fogo e a confeccionar ferramentas mais complexas, como armas de pau e de pedra. Apresentavam uma altura entre 1,58 e 1,78 metros; Homo sapiens: é a espécie à qual pertencemos. Há mais de 200 ou 300 mil anos surgiram os primeiros representantes, essa espécie compreendeu varias subespécies; como os Homo sapiens sapiens.
Embora se acredite que o homo habilis já apresentava algumas formas de linguagem, foi a partir das primeiras civilizações que a cultura humana começou a se desenvolver. A cultura foi um importante agente da evolução humana. Desde então, a evolução cultural se sobrepôs à evolução biológica do homem, conforme afirmam muitos cientistas.
Teoria Evolucionista é aquela teoria que retrata toda a evolução do homem, desde que ele surgiu até a hora que evoluímos e viramos "Homo Sapiens Sapiens".
Conforme os tempos foram passando evoluímos novamente para "Homo Sapiens Sapiens Moderno".
Conforme fomos pesquisando, descobrimos três novos homens que também teriam participado da evolução do homem, são eles:
Pithecantropus Erectus:
Também chamado de Homem Nebrasca, toda a sua reconstituição foi baseada em um dente molar que seria pertencente a um homem pré-histórico que teria vivido há 1 milhão de anos atrás. _A descoberta gerou bastante sensação em um período de quatro anos e meio, mas depois descobriram que o dente pertencia a uma espécie de porco já extinta.
O Pithecantropus Erectus não é um ancestral do homem, mas sim é do mesmo gênero que o Homo Erectus ( por causa do nome Erecutes).
Hesperopithecos
Também chamado de Homem Nebasca e macaco do ocidente. Toda a sua reconstituição foi baseada em um fêmur (o maior osso da perna), uma caixa craniana e três dentes molares._O fêmur foi encontrado a quase quinze metros da caixa craniana e um dos dentes foi encontrado a quase quinze metros, que obviamente não pertence à caixa craniana nem ao osso da perna.
Homem Cro-Magnon _Foi encontrado fósseis completos sobre o Homem Cro-Magnon, na cidade de Cromanhôn, na França.
O cientista que encontrou esses fósseis foi o Dr Duane D. Fish, que é professor de Ciências Naturais e Apologética.
Você pode ate tirar sua própria conclusão, Se todos nos surgimos de uma única espécie que gerou varias outras espécies porque só o homem não tem raça? Porque realmente paramos de evoluir biologicamente? Como isso ocorreu de maneira tão perfeita e filosoficamente bonita?
Por mais que desejemos negar a formação divina do homem através de teorias da evolução, é muito difícil de aceitar, pois se levarmos em conta o estudo de uma única célula do nosso organismo chegaremos à conclusão de que nem em 100 milhões de anos a natureza teria a capacidade por si só de combinar com perfeição todas essas estruturas físico-químicas que hoje encontramos perfeitas. Com suas funcionalidades e desempenhos extremamente coordenados. Matematicamente essas combinações ao “acaso” teriam uma probabilidade muito pequena de ocorrer, quase zero. Ou seja, pra um bom entendido bastaria pra percebe que nunca por si só a natureza conseguiria desenvolver tamanho projeto a não ser que esta tivesse as mãos um modelo a ser reproduzido. É este modelo é único, e é o próprio Deus e não de sub-espécie como as Australopithecus e Homo.
Se matematicamente tornas-se muito improvável pra que uma célula possa ter surgido por obra do acaso imaginemos um homem que surge de uma seqüência de células oriundas de uma única (célula ovo). É loucura? Sim isso poderia forma diversas coisas horrendas e totalmente sem forma bem definida, no entanto, não foi o ocorrido, todos têm uma formação perfeita tudo trabalha em harmonia cada parte de nosso corpo foi bem projetada e elaborada com sucesso.
“Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente”.Gn 2.7v.
O que herdamos do sopro de Deus que nos torna tão especiais em relação aos outros seres vivos? Porque Deus nos Formou e não Ordenou que surgíssemos? Pois ele tem poder para isso. No entanto decidiu por nos forma de maneira especial. E deixar uma marca registra pra isso, essa marca é o seu espírito em nos. “O espírito do Senhor testemunha com o nosso espírito que somos filhos de Deus” Rm 8 v 16b.
Por esse motivo temos a consciências e atitudes e algo intrínseco de procurar um criador, que aponta logicamente pra um ser sobrenatural. O fato de alguns procurarem em teorias a formação do homem por outros meios é não o sobrenatural e devido ao erro cometido no jardim do Éder pelos primeiros homens. Desde então o homem tenta esconder-se de Deus usando-se de muitos argumentos pra isso.
Portanto o homem não poderá encontrar nem um prova determinante pra transforma essa teoria em uma verdade totalmente aceita. Pois existem duvidas que não possa ser explicadas e nem poderão, como já foi dito matematicamente torna-se improvável que essa evolução tenha realmente ocorrido e sim que cada fóssil seja uma animal que já tenha existido na terra e não que seja um ancestral do homem.
Autor: Gonçalves